segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quanto Vale seu Imóvel?

Praia de Boa Viagem, em Recife
Recife, capital de Pernambuco: valorização de 37% nos últimos doze meses, a maior do país
São Paulo - Quanto custa o metro quadrado no Rio de Janeiro? É mais caro do que em Brasília? Mais barato do que em São Paulo? Quais são as cidades que mais valorizaram no Brasil?
EXAME, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responde a estas e outras perguntas. Na maior radiografia já realizada sobre o mercado imobiliário brasileiro, é possível comparar os preços de imóveis em mais de 1 202 bairros espalhados pelo país — são, ao todo, 40 municípios em 15 estados e o Distrito Federal. 
O levantamento mostra também a variação de preços nas principais cidades do Brasil nos últimos 12 meses — em Recife, por exemplo, os imóveis valorizaram 37%, a maior alta do país. 
Já em Belo Horizonte, uma das seis capitais onde houve desaceleração no aumento de preços, a valorização no primeiro trimestre deste ano foi de 4,6%, ante 8% no mesmo período do ano passado.
De forma resumida, o mapa abaixo mostra os preços médios de todas as cidades pesquisadas pela Fipe. E traz algumas surpresas — uma delas é o preço alto dos imóveis na Região Nordeste, que não raro ultrapassam os encontrados no Sul e no Sudeste do Brasil.
Entre os bairros mais caros, por outro lado, Jurerê Internacional, em Santa Catarina, é o único fora da zona sul carioca, também conhecida como a Manhattan brasileira.


fonte: exame online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário