domingo, 18 de março de 2012

Pinte Sua Casa Evitando Desperdício






A pintura é uma das etapas mais importantes da construção ou da reforma da casa. Além de colorir e alegrar os ambientes, ela mantém as paredes protegidas da exposição ao sol, da ação das chuvas e da umidade. Mas, com tantos tipos de tinta disponíveis no mercado e uma paleta de cores cada vez mais variada, a compra dos galões pode acabar pesando demais no bolso. Por isso, deve-se aproveitar ao máximo seu rendimento.
Para evitar o desperdício, o primeiro passo é medir toda a área a ser pintada, antes de comprar a tinta. Com base no total, consulte profissionais de lojas de materiais de construção ou a própria embalagem para verificar se a quantidade do produto é suficiente. O rendimento das tintas é calculado em metros quadrados por litro.
— Recomendamos sempre a compra na medida certa, para evitar sobras, que, muitas vezes, acabam perdendo a vida útil — indica o gerente de Serviços ao Mercado da Coral, Biagio Lanzillotti.
Mas se você tiver sobras de tinta em casa, dentro do prazo de validade, é possível reaproveitá-las. Tintas do mesmo tipo (com mesma base) podem ser misturadas entre si. Com a combinação de diversas cores, obtém-se tons escuros. Tonalidades diferentes de branco também podem ser misturadas e usadas, por exemplo, como primeira demão de tetos.
Tire suas dúvidas
Existe no mercado algum tipo de tinta mais econômico?
Uma novidade são as tintas à base de água, que, além de não terem cheiro e secarem mais rapidamente, têm um rendimento maior. Mais consistentes, elas permitem uma grande diluição em água. Há também uma tinta que reflete até o dobro de luminosidade de um produto convencional, deixando os ambientes mais claros e gerando, assim, economia de energia.
Quantas demãos são necessárias, em média, para uma pintura uniforme?
Depende das condições da parede. No caso de primeira pintura, emboços mais claros pedem menos demãos de tinta. O mesmo acontece na repintura de paredes de cores claras. Quanto mais escura for a tinta original, mas difícil cobri-la por completo. O número de demãos geralmente varia entre duas e quatro.
Quanto tempo, em média, dura a pintura de uma parede?
Mais uma vez, depende das condições da superfície. Uma pintura pode durar até cinco anos. Paredes muito expostas à ação do sol e da chuva ou sujeitas à umidade precisam de manutenção com mais frequência. A pintura é importante justamente para proteger uma estrutura da depreciação. Madeira e ferro, por exemplo, duram muito mais tempo, se pintados.
fonte: extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário